Localizador de Pessoas

Unificação, Redesign e Otimização da maiorferramenta de busca da Petrobras.

Localizar uma pessoa em tempo real é algo imprescindível para uma corporação e cada empresa do grupo Petrobras ao redor do mundo tinha a sua própria maneira de encontrar um colaborador quando necessário.

No entanto, isso envolvia custos com pessoal e infraestrutura para manutenção dessa estrutura funcional, que multiplicada pelo número de áreas e companhias afetadas, somavam um montante que poderia ser economizado ou redirecionado para melhoria do modelo de negócio.

O que nós fizemos?Design, Desenvolvimento Front-End, Consultoria em UX/UI.

Fase 1: Convergindo as experiências dos usuários (sem ruptura do processo de navegação)

A intenção inicial da área cliente (Recursos Humanos - RH) era a de agrupar todos os campos de pesquisa de todas as aplicações para localização de pessoas na mesma interface, seguindo a identidade visual pré-determinada corporativamente pela equipe de Sites e Portais da Petrobras, para que a experiência adquirida de uso nas outras aplicações não fosse perdida e o usuário não tivesse uma nova curva de aprendizado. Ao mesmo tempo, o RH gostaria que o usuário tivesse uma experiência mais próxima da que ele vivenciava quando utiliza sites de busca na internet.

Depois de inúmeros protótipos e de mais de uma centena de telas projetadas, a interface final para a aplicação foi escolhida e testada por profissionais portadores de deficiência e/ou necessidades especiais. Mesmo com o sucesso da implementação operacional da Fase 1, muitas críticas surgiram por parte da força de trabalho, que alegava – com razão em muitos casos – que as ferramentas de busca das suas próprias empresas eram mais amigáveis e que os principais modelos de busca na internet eram mais fáceis e inteligentes do que o modelo que foi apresentado.

Em face do ocorrido, o RH da Petrobras coletou os principais feedbacks recebidos pelos usuários e fizeram um backlog (uma lista) de tudo o que poderia ser acatado como sugestões de modificação em uma eventual manutenção da aplicação.

Página inicial de pesquisa - Localizador de Pessoas Petrobras v1
Página de listagem de resultados - Localizador de Pessoas Petrobras v1
Página inicial de pesquisa - Localizador de Pessoas Petrobras v1

Fase 2: Amplificando a experiência dos usuários com a participação da Força de Trabalho.

O grande mérito do RH da Petrobras foi estar mais aberto a sugestões e inovações no processo de coleta de requisitos e pesquisa com os colaboradores da força de trabalho. Como fruto do trabalho de consultoria durante a Fase 1, o cliente chegou a conclusão de que estava na hora de romper o paradigma corporativo e se sincronizarem completamente com a experiência que o usuário tinha ao acessar sites na internet.

Utilizando técnicas e ferramentas de design thinking para conduzir entrevistas com os principais grupos de usuários do Localizador de Pessoas, entendendo efetivamente quais eram as suas dores e quais eram os seus principais anseios, tornou-se possível fazer a evolução para uma versão 2 da ferramenta de localização de pessoas, que implementou um sistema de busca altamente subjetivo e bem sucedido, que permitia localizar qualquer colaborador conhecendo sempre pelo menos duas características da mesma.

Muitos ganhos foram obtidos com a implementação dessa nova versão da ferramenta: o principal deles foi a economia de recursos – cerca de 22 milhões de reais – de manutenção de todas as ferramentas que foram absorvidas em prol de uma única. Facilidade de adaptação às novas tecnologias, com a camada de Front-End completamente desacoplada do Back-End, o que permite que quaisquer que seja a linguagem de programação utilizada para fazer a indexação e busca da aplicação seja facilmente portável para o Front-End, bastando para isso fornecer uma API para o resultado da busca, além da melhoria de usabilidade e acessibilidade.

Página inicial de pesquisa - Localizador de Pessoas Petrobras v1
Página de listagem de resultados - Localizador de Pessoas Petrobras v1

O reconhecimento da força de trabalho da companhia nos milhares de comentários positivos coletados no portal da intranet Petrobras após o término da Fase 2, resumem o sucesso que o RH buscava ao abraçar o projeto de unificação das aplicações de localização de pessoas e que podem ser resumidos nesses dois curtos e diretos comentários:

“É isso aí! Agora sim!”
J.P.F. - Funcionário concursado da Petrobras
“Vocês nos ouviram e melhorou demais.”
M.S.O. - Empregado contratado da Petrobras
  • Segmento
  • Corporativo
  • Petrolífero
  • Governamental
  • Serviços
  • Consultoria em UX/UI
  • Web Design
  • Desenvolvimento Front-End